Azeitonas

Os alunos da Escola Inclusiva aprenderam a temperar as azeitonas por eles colhidas.

No início do mês de outubro, os alunos escolheram as melhores azeitonas e colocaram em frascos e garrafas com água e sal.

No dia 14 de abril, os alunos temperaram as azeitonas que estão prontas a ser consumidas. Estão deliciosas!

Plantas da nossa escola

A Escola D. Dinis está envolvida por um espaço verde muito rico e variado. Não faltam as árvores de fruto, as ornamentais, os arbustos bem como as ervas aromáticas. As árvores, purificam, renovam o ar, mesmo aquelas de folha caduca, como os plátanos, quando perdem as folhas no outono, não deixam de realizar a fotossíntese. Continuam este processo através do tronco e ramos, por terem casca verde.

Mas as árvores não renovam apenas o ar, elas protegem os solos da erosão, dão sombra e proteção aos seres vivos, fornecem alimento, papel, medicamentos e muito mais.

No dia doze de abril, com a participação dos alunos Diogo Santos do 9º B, Rodolfo Miranda e João Coelho do 11º TIS, foram fotografadas e identificadas algumas espécies vegetais existentes no espaço escolar. Esta atividade teve por objetivo dar a conhecer as árvores que rodeiam os espaços da escola, o seu nome comum e científico, a sua origem e deste modo, sensibilizar todos os alunos da escola, para a preservação e importância dos espaços verdes.

Zita Trindade

Curtir azeitonas - 28 de outubro

No dia 28 de outubro, os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem realizaram atividade "Curtir azeitona". Esta atividade consistiu em colocar azeitona em frascos e garrafas de plástico, com sal. A azeitona irá permanecer embalada durante três meses, depois é aberta, temperada a gosto (orégãos, casca de laranja, azeite, etc...) e está pronta a ser consumida. Os alunos participaram com gosto e empenho nesta atividade e tiveram a supervisão das docentes Margarida Melo, Elvira Silva e Alice Rama. O principal objetivo da iniciativa pedagógica foi ensinar os alunos a usufruírem do que a natureza oferece.



Plantação de árvores

No âmbito do projeto de Arborização 2019/2020, promovida pela Câmara Municipal de Coimbra, foram plantadas quatro árvores nos dias quinze de outubro e dezoito de novembro, no espaço exterior da escola. Esta iniciativa pedagógica contou com a participação dos alunos da turma do 9.º CEF, do diretor da escola e das docentes Ana Amaro, Elvira Silva, Susana Alfaiate e Zita Trindade.

Esta atividade foi acompanhada por uma breve apresentação didática sobre os benefícios das árvores no meio urbano e de uma explicação teórica de como se plantam estas espécies vegetais. Os alunos, a professor Elvira Silva e o diretor meteram as mãos à obra e iniciaram a plantação das árvores que foram cedidas pela autarquia de Coimbra e pela docente de Ciências Naturais, Clara Marques. De salientar, que o local escolhido para realização da plantação das árvores foi previamente escolhido pela engenheira Andreia Almeida responsável pela gestão do património arbóreo da Câmara Municipal.





Tabela periódica do Halloween acompanhada pela confeção de filhoses

Os alunos do 10.ºB construíram uma tabela periódica com “Jack-o-lantern”; promovendo, assim, a sustentabilidade ambiental na decoração desta data festiva.

Com a parte interior das abóboras, foram confecionadas as filhoses, doce da época natalícia, com os alunos da Escola Inclusiva, contribuindo para manter a nossa cultura e tradição.