Galardão e Hastear da Bandeira

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

A ABAE realizou o reconhecimento da escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis como uma Eco-Escola entregando, pelo primeiro ano, a Bandeira Verde (galardão das Eco-Escolas) e um certificado que destaca a escola por boas práticas ambientais.

Este galardão traduz o reconhecimento das atividades realizadas, no ano letivo 2019-2020, com vista à Educação Ambiental e a tornar mais sustentável o quotidiano de toda a comunidade educativa.

Para comemoração desta conquista, decorreu no dia 8 de junho pelas 9h30 min a cerimónia do “Hastear da Bandeira Verde” que reuniu professores, alunos, funcionários e outros elementos da comunidade escolar.

Após o hastear da bandeira, os alunos presentes pronunciaram várias mensagens sobre o seu contributo para mudar o mundo, tornando-o mais sustentável através da preservação do ambiente.



Recolha e reciclagem de lixo

No dia 8 de junho, na disciplina de Educação Física, os alunos do 8.ºC fizeram recolha de lixo dos espaços exteriores da escola e respetiva reciclagem.



Comemoração do Dia Eco-Escolas

Para comemoração do dia Eco-Escolas o Núcleo de Estágio de Educação Física, dinamizou a atividade Projeto ERA Olímpica, no dia 28 de abril.

Os alunos do terceiro ciclo participaram num PedyPaper. Nesta atividade os alunos tiveram que responder a várias perguntas, entre as quais se encontravam questões acerca da ERA Olímpica e outras relacionadas com as várias temáticas trabalhadas este ano no Projeto Eco-Escolas.

Os alunos participaram na atividade com bastante empenho e interesse.

Orienta-te na D. Dinis



Aves que nos rodeiam - Exposição de trabalhos de alunos

No âmbito do Desafio “As aves que nos rodeiam”, os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem fizeram desenhos das aves que observaram no exterior da escola, sob a orientação da professora Zita Trindade.



Projeto As Aves Que Nos Rodeiam - Eco-Escolas

Iniciou-se, no segundo período, a concretização do desafio “Aves da Nossa Escola”.

No dia treze de março, pelas 9H30min, com a colaboração da turma do 9ºB, dois alunos do 11º ano e de um funcionário, foram colocados vários comedouros, nas árvores situadas em frente ao campo de futebol.

As docentes Sandra Assunção e Carla Correia, fizeram bebedouros com a ajuda de alguns alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem, que foram colocados em árvores do recinto escolar.

No dia vinte e dois de abril, Dia mundial da Terra, foram colocados dois ninhos, para pássaros, oferecidos pelo aluno, João Coelho, com a colaboração dos alunos do 9º ano turma CEF e do docente Carlos Seco.

Este desafio, orientado pela docente Zita Trindade, contempla observação e identificação de espécies de aves que habitam a nossa Escola no sentido de contribuir para a ligação da comunidade educativa à natureza, bem como conhecer e dar a conhecer a diversidade de aves que “visitam” os espaços exteriores, desenvolvendo um projeto de aprendizagem ativa em trabalho de campo.

Nas últimas décadas, infelizmente, temos vindo a assistir, em todo o Planeta, a uma redução drástica dos diferentes habitats e, por consequência, a uma diminuição dramática de inúmeras espécies. No caso particular das aves, tem -se verificado uma destruição sistemática de locais de nidificação, sendo esta uma das causas para a diminuição de muitas populações de aves, aliada à falta de alimento.

Aves como os tordos e o pombo – torcaz, por exemplo ajudam a dispersar as sementes de teixo, árvore cada vez mais rara, mas que possui uma toxina (taxol), muito importante no combate do cancro. As aves, além de contribuírem para a dispersão de sementes, apresentam outras vantagens, como por exemplo o bútio-vespeiro, ave que se alimenta de vespas, inclusive das vespas asiáticas, podendo, deste modo, ajudar a controlar esta espécie invasora, de forma natural e não agressiva para o ambiente.

A diminuição das várias espécies de aves é prejudicial para os ecossistemas, pois muitas delas alimentam-se de insetos e de pequenos roedores reduzindo, deste modo, estas populações e evitando, assim, que se transformem em pragas.

Ficha de Espécies de Aves da Escola



Azeitonas

Os alunos da Escola Inclusiva aprenderam a temperar as azeitonas por eles colhidas.

No início do mês de outubro, os alunos escolheram as melhores azeitonas e colocaram em frascos e garrafas com água e sal.

No dia 14 de abril, os alunos temperaram as azeitonas que estão prontas a ser consumidas. Estão deliciosas!



Plantas da nossa escola

A Escola D. Dinis está envolvida por um espaço verde muito rico e variado. Não faltam as árvores de fruto, as ornamentais, os arbustos bem como as ervas aromáticas. As árvores, purificam, renovam o ar, mesmo aquelas de folha caduca, como os plátanos, quando perdem as folhas no outono, não deixam de realizar a fotossíntese. Continuam este processo através do tronco e ramos, por terem casca verde.

Mas as árvores não renovam apenas o ar, elas protegem os solos da erosão, dão sombra e proteção aos seres vivos, fornecem alimento, papel, medicamentos e muito mais.

No dia doze de abril, com a participação dos alunos Diogo Santos do 9º B, Rodolfo Miranda e João Coelho do 11º TIS, foram fotografadas e identificadas algumas espécies vegetais existentes no espaço escolar. Esta atividade teve por objetivo dar a conhecer as árvores que rodeiam os espaços da escola, o seu nome comum e científico, a sua origem e deste modo, sensibilizar todos os alunos da escola, para a preservação e importância dos espaços verdes.

Zita Trindade



Curtir azeitonas - 28 de outubro

No dia 28 de outubro, os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem realizaram atividade "Curtir azeitona". Esta atividade consistiu em colocar azeitona em frascos e garrafas de plástico, com sal. A azeitona irá permanecer embalada durante três meses, depois é aberta, temperada a gosto (orégãos, casca de laranja, azeite, etc...) e está pronta a ser consumida. Os alunos participaram com gosto e empenho nesta atividade e tiveram a supervisão das docentes Margarida Melo, Elvira Silva e Alice Rama. O principal objetivo da iniciativa pedagógica foi ensinar os alunos a usufruírem do que a natureza oferece.



Plantação de árvores

No âmbito do projeto de Arborização 2019/2020, promovida pela Câmara Municipal de Coimbra, foram plantadas quatro árvores nos dias quinze de outubro e dezoito de novembro, no espaço exterior da escola. Esta iniciativa pedagógica contou com a participação dos alunos da turma do 9.º CEF, do diretor da escola e das docentes Ana Amaro, Elvira Silva, Susana Alfaiate e Zita Trindade.

Esta atividade foi acompanhada por uma breve apresentação didática sobre os benefícios das árvores no meio urbano e de uma explicação teórica de como se plantam estas espécies vegetais. Os alunos, a professor Elvira Silva e o diretor meteram as mãos à obra e iniciaram a plantação das árvores que foram cedidas pela autarquia de Coimbra e pela docente de Ciências Naturais, Clara Marques. De salientar, que o local escolhido para realização da plantação das árvores foi previamente escolhido pela engenheira Andreia Almeida responsável pela gestão do património arbóreo da Câmara Municipal.





Tabela periódica do Halloween acompanhada pela confeção de filhoses

Os alunos do 10.ºB construíram uma tabela periódica com “Jack-o-lantern”; promovendo, assim, a sustentabilidade ambiental na decoração desta data festiva.

Com a parte interior das abóboras, foram confecionadas as filhoses, doce da época natalícia, com os alunos da Escola Inclusiva, contribuindo para manter a nossa cultura e tradição.