2020/2021

A Auditoria ambiental:

  • tem como função diagnosticar e caracterizar a situação existente para identificação do que necessita de ser corrigido e/ou melhorado.
  • foi efetuada:
    • Temas obrigatórios: Água, Resíduos e Energia
    • Tema do ano escolhido pela escola: Espaços exteriores
    • Tema complementar: Alterações climáticas
  • foi feita a partir de questões de observação, questões orais e Inquérito aos alunos via digital (214 alunos responderam ao inquérito).

Diagnóstico Resíduos

  • Continua a observar-se lixo no chão da escola.
  • Aumentou o n.º de caixotes do lixo indiferenciado.
  • Na escola apenas se faz recolha seletiva de papel e plástico.
  • Poucas salas possuem papelão. No inquérito do ano anterior nenhuma sala tinha papelão.
  • Outras salas da escola (sala professores, secretaria, bar dos alunos, centro de apoio à aprendizagem) possuem caixotes para recolha seletiva (papel e plástico).
  • O papel utilizado em fotocópias não é reciclado.
  • Verifica-se que já é feita a recolha de pilhas e equipamento elétrico e eletrónico.
  • Relativamente ao ano anterior aumentou o n.º de alunos que praticam em casa a separação do lixo e conhece os 3Rs.

Diagnóstico Água

  • Por vezes existem torneiras nas casas de banho a pingar.
  • Não se armazena a água das chuvas.
  • Raramente se realizam as regas nos períodos menos quentes do dia.
  • Realizam-se campanhas relacionadas com a água.
  • Os alunos desconhecem a ETAR para onde são canalizados os efluentes da escola.

Diagnóstico Energia

  • As luzes dos corredores dos blocos permanecem apagadas durante o funcionamento das aulas.
  • Os estores das janelas estão abertos quando bate o sol no tempo frio.
  • Os equipamentos elétricos raramente estão desligados quando não estão a ser utilizados.
  • As janelas e portas não estão calafetadas.
  • Já são utilizadas algumas lâmpadas de baixo consumo energético.
  • Realizam-se algumas campanhas relacionadas com a energia.

Diagnóstico Espaços exteriores

Os alunos acham que o aspeto geral da escola é agradável e que o n.º de caixotes do lixo no exterior é suficiente.

Sugerem várias ações entre as quais se destacam:

  • Maior n.º de caixotes do lixo para reciclagem espalhados pela escola;
  • Melhorar os espaços verdes;
  • Melhorar espaços exteriores: bebedouros, campos, bancos, mesas…., para conviver ao ar livre;
  • Ações de recolha do lixo do chão.

Após auscultação em sala de aula, os alunos mostraram interesse em tratar o tema opcional Alterações Climáticas

2019/2020

Tem como função diagnosticar e caracterizar a situação existente para identificação do que necessita de ser corrigido e/ou melhorado.

Alunos - Inquérito Eco-Escolas.

Deve ser repetida no final do ano letivo.

Inquérito respondido por 341 alunos

Resultados Resíduos

Diagnóstico:

  • Observa-se lixo no chão da escola.
  • Nas salas de aula apenas existem caixotes de lixo indiferenciado.
  • A média de alunos/caixotes de lixo indiferenciado está entre 25 e 50.
  • Nenhuma sala de aula possui um papelão
  • Apenas existem caixotes de lixo de recolha seletiva (azul e amarelo) na sala dos professores.
  • Existe apenas um ecoponto na entrada da escola, parte exterior.
  • Nas fotocópias não é utilizado papel reciclado.

Resultados Água

Diagnóstico:

  • Nenhum dos autoclismos é de descarga dupla.
  • Não se armazena a água das chuvas.
  • Existem algumas fugas de água na escola.
  • Realizam-se poucas campanhas relacionadas com a água.

Resultados Energia

Diagnóstico:

  • As luzes dos corredores dos blocos não têm temporizadores.
  • Os estores das janelas estão quase sempre fechados.
  • Os equipamentos elétricos estão quase sempre ligados.
  • Não são utilizadas lâmpadas de baixo consumo.
  • Realizam-se poucas campanhas relacionadas com a energia.

Resultados - Espaços exteriores

Diagnóstico:

  • O aspeto geral da escola é razoável.
  • O número de caixotes de lixo no exterior da escola é suficiente.
  • Existem plantas de médio e longo porte.
  • A escola possui alguns murais.
  • A escola tem campo de jogos mas apresenta poucos espaços de convívio.
  • De uma forma geral apenas os professores de Educação Física utilizam o espaço exterior como espaço de ensino/aprendizagem.

Ações sugeridas para melhorar os rescreios da escola:

  • Limpeza do espaço exterior;
  • Reparar o chão;
  • Atividades no recreio e formas de reciclar;
  • Limpar o lixo do chão;
  • Alguns bebedouros e uma limpeza;
  • Pintar os muros de maneira a incentivar os alunos a não mandarem lixo para o chão;
  • Colocar ecopontos, jardins sustentáveis;
  • Ter mais zonas naturais (jardins);
  • Embelezar as paredes e atividades ao ar livre;
  • Ter mais caixotes do lixo, para não mandarem o lixo para o chão;
  • Limpar o lixo existente no recreio, colocar ainda mais caixotes do lixo pelo recreio,
  • colocar frases e palavras chamativas para alertar as pessoas.

Resultados - Florestas

Produtos da floresta:

  • Oxigénio;
  • Fruta;
  • Água;
  • Madeira/lenha;
  • Papel;
  • Ar puro;
  • Lenha;
  • Plantas;
  • Resina;
  • Cortiça;
  • Bolotas;
  • Animais;
  • Cogumelos;
  • Habitat para animais;
  • Recursos naturais;
  • Produtos alimentares;
  • Pinhões