2020/2021
A Auditoria ambiental:
- tem como função diagnosticar e caracterizar a situação existente para identificação do que necessita de ser corrigido e/ou melhorado.
- foi efetuada:
- Temas obrigatórios: Água, Resíduos e Energia
- Tema do ano escolhido pela escola: Espaços exteriores
- Tema complementar: Alterações climáticas
- foi feita a partir de questões de observação, questões orais e Inquérito aos alunos via digital (214 alunos responderam ao inquérito).
Diagnóstico Resíduos
- Continua a observar-se lixo no chão da escola.
- Aumentou o n.º de caixotes do lixo indiferenciado.
- Na escola apenas se faz recolha seletiva de papel e plástico.
- Poucas salas possuem papelão. No inquérito do ano anterior nenhuma sala tinha papelão.
- Outras salas da escola (sala professores, secretaria, bar dos alunos, centro de apoio à aprendizagem) possuem caixotes para recolha seletiva (papel e plástico).
- O papel utilizado em fotocópias não é reciclado.
- Verifica-se que já é feita a recolha de pilhas e equipamento elétrico e eletrónico.
- Relativamente ao ano anterior aumentou o n.º de alunos que praticam em casa a separação do lixo e conhece os 3Rs.
Diagnóstico Água
- Por vezes existem torneiras nas casas de banho a pingar.
- Não se armazena a água das chuvas.
- Raramente se realizam as regas nos períodos menos quentes do dia.
- Realizam-se campanhas relacionadas com a água.
- Os alunos desconhecem a ETAR para onde são canalizados os efluentes da escola.
Diagnóstico Energia
- As luzes dos corredores dos blocos permanecem apagadas durante o funcionamento das aulas.
- Os estores das janelas estão abertos quando bate o sol no tempo frio.
- Os equipamentos elétricos raramente estão desligados quando não estão a ser utilizados.
- As janelas e portas não estão calafetadas.
- Já são utilizadas algumas lâmpadas de baixo consumo energético.
- Realizam-se algumas campanhas relacionadas com a energia.
Diagnóstico Espaços exteriores
Os alunos acham que o aspeto geral da escola é agradável e que o n.º de caixotes do lixo no exterior é suficiente.
Sugerem várias ações entre as quais se destacam:
- Maior n.º de caixotes do lixo para reciclagem espalhados pela escola;
- Melhorar os espaços verdes;
- Melhorar espaços exteriores: bebedouros, campos, bancos, mesas…., para conviver ao ar livre;
- Ações de recolha do lixo do chão.
Após auscultação em sala de aula, os alunos mostraram interesse em tratar o tema opcional Alterações Climáticas
2019/2020
Tem como função diagnosticar e caracterizar a situação existente para identificação do que necessita de ser corrigido e/ou melhorado.
Alunos - Inquérito Eco-Escolas.
Deve ser repetida no final do ano letivo.
Inquérito respondido por 341 alunos
Resultados Resíduos
Diagnóstico:
- Observa-se lixo no chão da escola.
- Nas salas de aula apenas existem caixotes de lixo indiferenciado.
- A média de alunos/caixotes de lixo indiferenciado está entre 25 e 50.
- Nenhuma sala de aula possui um papelão
- Apenas existem caixotes de lixo de recolha seletiva (azul e amarelo) na sala dos professores.
- Existe apenas um ecoponto na entrada da escola, parte exterior.
- Nas fotocópias não é utilizado papel reciclado.
Resultados Água
Diagnóstico:
- Nenhum dos autoclismos é de descarga dupla.
- Não se armazena a água das chuvas.
- Existem algumas fugas de água na escola.
- Realizam-se poucas campanhas relacionadas com a água.
Resultados Energia
Diagnóstico:
- As luzes dos corredores dos blocos não têm temporizadores.
- Os estores das janelas estão quase sempre fechados.
- Os equipamentos elétricos estão quase sempre ligados.
- Não são utilizadas lâmpadas de baixo consumo.
- Realizam-se poucas campanhas relacionadas com a energia.
Resultados - Espaços exteriores
Diagnóstico:
- O aspeto geral da escola é razoável.
- O número de caixotes de lixo no exterior da escola é suficiente.
- Existem plantas de médio e longo porte.
- A escola possui alguns murais.
- A escola tem campo de jogos mas apresenta poucos espaços de convívio.
- De uma forma geral apenas os professores de Educação Física utilizam o espaço exterior como espaço de ensino/aprendizagem.
Ações sugeridas para melhorar os rescreios da escola:
- Limpeza do espaço exterior;
- Reparar o chão;
- Atividades no recreio e formas de reciclar;
- Limpar o lixo do chão;
- Alguns bebedouros e uma limpeza;
- Pintar os muros de maneira a incentivar os alunos a não mandarem lixo para o chão;
- Colocar ecopontos, jardins sustentáveis;
- Ter mais zonas naturais (jardins);
- Embelezar as paredes e atividades ao ar livre;
- Ter mais caixotes do lixo, para não mandarem o lixo para o chão;
- Limpar o lixo existente no recreio, colocar ainda mais caixotes do lixo pelo recreio,
- colocar frases e palavras chamativas para alertar as pessoas.
Resultados - Florestas
Produtos da floresta:
- Oxigénio;
- Fruta;
- Água;
- Madeira/lenha;
- Papel;
- Ar puro;
- Lenha;
- Plantas;
- Resina;
- Cortiça;
- Bolotas;
- Animais;
- Cogumelos;
- Habitat para animais;
- Recursos naturais;
- Produtos alimentares;
- Pinhões