A horta

O projeto horta pedagógica vai desenvolver-se, no âmbito do Plano Anual de Atividades e dos valores definidos no PE da Escola e do Perfil do aluno à saída do ensino secundário. As atividades iniciaram-se no mês de setembro, e irão decorrer até ao final do ano letivo, no entanto a sua duração vai depender das condições climatéricas e da vontade dos professores, alunos e restantes parceiros que eventualmente se possam envolver (Junta de freguesia, Câmara, Associação de Pais…).

São objetivos deste projeto:(in)formar sobre o modo de produção biológico, incentivar atividades práticas associadas à produção de alimentos, promover uma alimentação mais saudável e sustentável na escola e comunidade e realçar a importância da aquisição dos produtos locais.



Plantação de Chuchu

No dia 29 de novembro os alunos da turma do 11.º TMI estiveram procederam à plantação do legume chuchu. Este legume, também conhecido pormachucho, caiota ou pimpinela, é um fruto-hortaliça (ou seja, a planta dá um um fruto que é uma hortaliça) da família do pepino e da abóbora. Oriundo do México e dos países caribenhos, muito versátil, com um sabor suave — uma boa opção para acrescentar aos seus cozinhados e ir variando da clássica curgete ou batata.



Horta Pedagógica

Os alunos da turma do 11.º TMI estão a participar na atividade “Cuidar do espaço exterior da nossa Escola”, que vai decorrer ao longo do ano letivo 2020-2021. A turma vai ser responsável por cuidar e manter os espaços exteriores da escola, nomeadamente arranjo de canteiros, jardins e horta, etc. Esta atividade foi iniciada em outubro com a apanha de nozes e romãs e a preparação do solo da horta pedagógica para o cultivo de vários produtos hortícolas da estação de inverno.

Finalmente, os alunos dedicaram-se à limpeza e poda de cedros e outras plantas com o objetivo de desobstruir os vários acessos da escola. Os alunos realizaram as atividade com empenho, interesse e responsabilidade.



Horta - escola inclusiva

No dia vinte e sete de setembro os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem, Vinicius Delgado (10.ºC), João Lindim (12.ºB) e Emanuel Rachinhas (10.ºC) estiveram na horta pedagógica da escola a arrancar ervas daninhas das nossas plantas e a plantar couve-grelo. De salientar que, apesar das dificuldades físicas inerentes a estes alunos o seu empenho e gosto é de louvar, pois participam com muito interesse e satisfação.



4 de novembro

No dia 4 de novembro os alunos do 10TD1_ Leandro Miguel, José Miguel e Emanuel Rachinhas participaram no cultivo de várias espécies hortícolas, nomeadamente, alfaces, beterrabas e alho francês. Os alunos participaram com empenho e satisfação.



19 de novembro

No dia 19 de novembro os alunos Cristiano Ronaldo da turma do 8.ºC e Marco da turma do 9.º C estiveram a cavar na horta pedagógica para plantar couvenabiça.



9 de dezembro

No dia nove de dezembro os alunos do 10TD, José Miguel e Leandro estiveram envolvidos na horta da escola, arrancaram ervas das couves e alfaces e apanharam algumas couves para caldo verde.



15 de dezembro

O aluno Vinícius Delgado da turma do 10.ºC no dia quinze de dezembro apanhou couve para caldo verde na horta da escola. Os lucros são destinados a ajudar as atividades dos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem.