Food Waste

Made with Padlet

Food Waste

Made with Padlet

Campanha de recolha de alimentos e outros bens de primeira necessidade

No terceiro período decorreu uma Campanha de recolha de alimentos a favor de famílias carenciadas da nossa escola. Todos os membros da comunidade educativa tiveram oportunidade de trazer alimentos ou outros bens de primeira necessidade para quem mais precisa. Os cabazes foram enriquecidos com alfaces da nossa horta.

De salientar que esta iniciativa foi um êxito, porque a comunidade da Escola D. Dinis sabe ser amiga, partilhar e ajudar os mais carenciados! Bem hajam a todos!!!

Visita virtual ao Jardim Zoológico

No passado dia 3 de março, no âmbito do dia Internacional da Vida Selvagem, o Jardim Zoológico decidiu convidar várias escolas que estavam envolvidas no projeto Eco Escolas.

Assim, através de um vídeo em direto transmitido pela plataforma youtube, que contou com a presença de mais de sessenta mil pessoas de todo o nosso país, conseguiu-se ver algumas espécies que estão em vias de extinção. O tratador, que estava a apresentar as diversas espécies, mostrou-nos como estas eram tratadas, o seu habitat, qual a sua alimentação e como tinham ido para o Jardim Zoológico.

Ao longo da sessão, podia-se colocar questões sobre as diversas espécies, assim como dúvidas ou curiosidades que as pessoas a assistir tivessem.

De entre as centenas de espécies que habitam no Jardim Zoológico de Lisboa, ficou-se a conhecer melhor os tigres, os rinocerontes, os mamutes, camelos e as suricatas.

Tratou-se de uma atividade bastante interativa que deu para, mesmo em tempos de pandemia e confinamento, conhecer as espécies de uma forma diferente e bastante interessante!

Certificado do 8ºA
Certificado do 8ºB
Maria João Marques, 8ºB, nº16

Os Maias, de Eça de Queirós - Adaptação do “Jantar no Hotel Central” ao tema das alterações climáticas

Entretanto, no Hotel Central, Ega, Carlos, Alencar e Cohen discutiam o aquecimento global enquanto se deliciavam com as propostas gastronómicas do chef.

Ega sentiu-se sozinho na sua defesa do planeta e, assim, atacado entre vários fogos, trovejou:

- Já estou farto disto, as calotas polares estão a derreter e o nível da água do mar está a subir! Isto só piora o aquecimento global! Não consigo compreender como é que as pessoas não se envolvem neste desígnio de salvar o planeta! Se as emissões de CO2 têm de parar, então, temos de travar essas emissões. Para mim é preto ou branco! Não há áreas cinzentas quando se trata da sobrevivência. Ou continuamos a ser uma civilização ou não continuamos. Temos de mudar. O aquecimento global é uma evidência!

- Oh meu caro, qualquer dia já nem precisas de aquecer a sopa de tanto falar sobre o aquecimento global - ironizou o Alencar.

Ega ia fulminá-lo. Mas vendo que Cohen dava um sorriso enfastiado, calou-se.

- Meixão em cama de legumes - disse o criado, adiantando a travessa.

- Não me interessa ter cá alguém a dizer que a causa das alterações climáticas é o CO2, isso não é ciência, é política! - exclamou Alencar.

Cohen, deliciado com aquele meixaozinho, interveio, tinha uma opinião a ser tida em conta. Era o Presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas. Tinha estado em reuniões um pouco por todo o lado e tinha lido muitos relatórios. Havia evidências de que em algumas regiões, os fenómenos meteorológicos extremos estavam a tornar-se cada vez mais comuns e a pluviosidade aumentava, enquanto noutras as vagas de calor e as secas estavam a agravar-se. De acordo com as previsões, estes impactos iriam intensificar-se nas próximas décadas.

Carlos concordou. Tinha visto um documentário que mostrava algumas espécies a mudar-se para outros habitats e outras que não estavam a conseguir adaptar-se a mudanças tão rápidas. Alguém tinha visto aquele pobre ursinho à deriva pelos Oceanos em cima de um iceberguezinho? Era de rasgar a alma. O mundo estava mesmo por um fio…A humanidade tinha de fazer alguma coisa!

Alencar, muito indignado com tamanho catastrofismo, considerou tudo uma imoralidade:

- A contribuição antropogénica no aquecimento global é mínima! O aumento da temperatura deve-se claramente a um aumento da atividade solar!

Carlos confirmou que o sol estava muito ativo. Tinha colocado painéis fotovoltaicos, aqueciam a água muito bem.

E Alencar insistiu:

- E os animais que se adaptem! Não é isso que diz o Darwin?

Vendo a fúria de Ega perante aquele negacionismo tão evidente, Cohen fez um brinde com o seu raríssimo Château Lafite:

- Aos painéis fotovoltaicos!

E continuou : Portugal tinha orgulho no recorde enquanto líder mundial na redução de todas as emissões, na promoção da resiliência, no crescimento da nossa economia e em assegurar energia para os nossos cidadãos. O nosso modelo era realista e pragmático!

Alencar achava que tanta paranóia faria com que daqui a pouco andassem todos a pé e as viagens aéreas seriam todas canceladas!

- Não digas isso nem a brincar! Tenho uma viagem marcada para as Maldivas! - recordou o Cohen.

- Precisamente, é preciso ir lá antes que fiquem submersas! Está comprovado cientificamente! Esse paraíso vai ser engolido pelas águas do mar - refletiu Ega, que tinha lido isso algures.

-Mas há alguém preocupado com as Maldivas? Temos é de cuidar do nosso canto. O mundo é Portugal! - indignou-se Alencar

E atirou-se à picanha da Argentina, saboreando-a com prazer redobrado!

Ega estava cada vez mais indignado. Era preciso recomeçar uma história nova! Como dizia aquela miúda, a nossa casa estava a arder!

-Já cá faltavam os incêndios. Então, esse flagelo não existe desde que se friccionou uma pedra na outra? - vociferou Ega.

-Calma,amigo, não fiques assim! -sossegou Carlos.

-Chamem lá o criado que eu tenho fome - disse o Cohen - hoje o Parlamento teve tantas reuniões que eu estou exausto! Estou a ter uma crise de sustentabilidade…

O jantar lá continuou, bem conversado sobre as grandes questões do planeta.

Ao final da noite, Ega propôs que fossem todos a pé até casa, era preciso reduzir as emissões de carbono!

- A pé? - indignou-se o Cohen - olha que eu sou uma figura pública, olha-me este rapaz…

Alunos do 11º TMI

No Dia dos Namorados, "Declara-te ao Planeta" #LoveEarth



Campanha solidária

Durante os meses de outubro e novembro realizou-se na nossa escola, uma campanha solidária de recolha de alimentos e vários utensílios para cães e gatos. A iniciativa teve como objetivos ajudar os alunos a serem amigos dos animais ajudando-os a viverem com dignidade. Para além disso, a campanha visou evitar o abandono e a sobrepopulação de animais nas ruas e em abrigos. Os produtos doados foram ração para cães e gatos, brinquedos, bem como areia para os felinos. Os alunos e toda a comunidade educativa colaboraram com empenho e gosto na campanha. De salientar, que os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem, que inclui alunos com multideficiência, autismo e défice cognitivo realizaram também com muito gosto brinquedos para os nossos amigos de quatro patas. Todos os bens foram entregues à Associação de Proteção Animal de Condeixa-a-Nova – “Os Patudos”.

 

 

 



GreenFest 2020

No dia 20 de novembro, a turma do 9.º B participou na realização do Quiz sobre Economia Circular promovido pela ABAE, inserido no GreenFest 2020 - Retoma Sustentável no Pós-Pandemia.

No dia 20 de novembro, a turma do 9.º B participou na realização do Quiz sobre Economia Circular promovido pela ABAE, inserido no GreenFest 2020 - Retoma Sustentável no Pós-Pandemia.



Desenvolvimento Sustentável

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 8.° PIP elaboraram PowerPoints sobre Desenvolvimento Sustentável. Este trabalho foi elaborado na Biblioteca da escola e contou com o apoio da professora da disciplina e da professora bibliotecária. A apresentação dos trabalhos foi feita para os alunos da turma e para a professora da disciplina, em sala de aula.

VER APRESENTAÇÃO