Painel Fotovoltaico -11ºA

Devido à situação caótica em termos ambientais que se encontra o planeta Terra, a ciência tem apostado, cada vez mais, em desenvolver materiais mais degradáveis, com menos substâncias nocivas, equipamentos mais limpos e energeticamente mais sustentáveis.

Uma dessas aplicações está patente na construção de painéis solares. Pretende-se obter energia a partir de uma fonte renovável, o Sol, com o menor impacto ambiental. Este tipo de energia é mais limpa, no entanto na construção dos painéis, são usados componentes que ao serem produzidos contribuem nas emissões de dióxido de carbono e outros poluentes ambientais. Os painéis solares têm também outro problema que é o facto de terem baixo rendimento e estarem limitados às condições meteorológicas, céu nublado, dia de chuva, horas de luz solar, etc.

No entanto são uma boa alternativa na redução das emissões de gases de efeito de estufa.

Assim com esta atividade laboratorial pretende-se promover a pesquisa sobre como se pode aumentar o rendimento de um painel solar.

Vamos verificar a influência da irradiância, energia por unidade de tempo e de área, na produção de corrente elétrica num painel. Esta grandeza está relacionada com a intensidade luminosa do local geográfico.

VER ARTIGO COMPLETO