INSCRIÇÕES NO CLUBE EUROPEU ESTÃO ABERTAS: https://forms.gle/HYSkH8WTKJrB4bsj9
Foram aprovados 7 projetos ERASMUS + para os próximos dois anos. Quer isto dizer que, para além do trabalho que os mesmos implicam, teremos alunos em mobilidades, por diversos países, em experiências únicas.
Guide the guide (G2G)
Candidatura submetida pela Roménia.
Parceiros: Portugal, Roménia, Croácia, Espanha e Itália
Duração do Projecto: 01-09-2019 até 31-08-2021
Objectivos: Utilizar as visitas guiadas aos espaços museológicos e citadinos como parte integrante do currículo, de modo a permitir uma correlação mais estreita entre os conhecimentos/ conteúdos teóricos e a prática adquirida, através da produção de 15 modelos inovadores e interactivos de visitas guiadas (aprender-fazendo). As actividades do projecto serão eminentemente práticas: realizar as visitas guiadas para identificar lacunas/ necessidades; fazer análise SWOT; partilhar métodos e instrumentos interactivos que possibilitem produzir novas formas de fazer visitas guiadas aos espaços previamente visitados; definir quais os conteúdos apropriados a contemplar durante as visitas; implementar as visitas a grupos de alunos (nacionais e internacionais).
Deste modo, os alunos desenvolverão um maior interesse pelos espaços museológicos que os rodeiam, conhecerão melhor o património histórico/ cultural e melhorarão as suas competências digitais, sociais e comunicacionais.
Produto final: Kit pedagógico designado “Visitas guiadas- guia de boas práticas”, acompanhado de um museu virtual multidisciplinar e materiais visuais (fotos, videos, apresentações realizadas nas visitas locais e internacionais).
Cultural heritage and social inclusion in an international optic
Candidatura submetida pela Dinamarca.
Parceiros: Portugal, Turquia, Polónia, Holanda e Dinamarca
Duração do Projecto: 01-09-2019 até 31-08-2021
Objectivos: Desenvolver o sentimento de pertença a uma comunidade em que, apesar das diferenças, seja possível isolar o que nos une para além da diversidade cultural, étnica ou religiosa. Permitir aos alunos o desenvolvimento das soft skills (colaboração, criatividade, iniciativa, resolução de problemas) à medida que vão desconstruindo estereótipos e interiorizando a ideia de pertença a uma comunidade internacional.
O projecto organiza-se em quatro módulos iniciais (património histórico e cultural; música e folklore; comida e arte; património natural/ paisagístico) e um de avaliação final.
Produto final: Mobilidade virtual no eTwinning (encontros e workshops no Twinspace), materiais pedagógicos (Twinspace group) e materiais visuais (fotos, videos, apresentações realizadas nas visitas locais e internacionais). Guia de boas práticas publicado na plataforma Erasmus+ Projects Result e no site da escola.
Scientific concepts in the production of sustainable energy
Candidatura submetida pela Itália.
Parceiros: Portugal, Turquia, Macedónia, Bulgária e Itália
Duração do Projecto: 01-09-2019 até 31-08-2021
Objectivos: Sensibilizar os alunos para a urgência de recorrer às energias renováveis, aumentando a informação relativamente à forma como estas fontes de energia são utilizadas. O método a utilizar é STEAM e PBL, de forma a chamar a atenção para as vantagens e desvantagens de cada energia, aumentar o conhecimento relativamente à forma como cada uma pode ser potenciada e desenvolver o espírito crítico dos alunos. Serão abordados os seguintes temas:
- energia tradicional e energia alternativa- consumo e impacto ambiental;
- energia hidráulica
- energia eólica
- energia solar
- energia sustentável do futuro
Os alunos desenvolverão uma maior auto-estima, aprenderão a cooperar de forma mais eficiente com os seus pares e melhorarão as suas competências sociais e comunicacionais. Ficarão, igualmente, sensibilizados para a utilização das renováveis.
Produto final: Apresentações Ppt; posters e campanhas de sensibilização; projectos STEM (ex. forno solar); plataforma eTwinning com informação sobre atividades realizadas; brochura final “Ideias STEM para o ensino”.
Future language is robotic coding
Candidatura submetida pela Turquia.
Parceiros: Portugal, Finlândia, Itália, Turquia, Croácia, Roménia
Duração do Projecto: 01-09-2019 até 31-08-2021
Objectivos: Desenvolver as competências do século XXI, através da utilização das competências digitais. Pretende-se que os alunos dos diferentes países parceiros aprofundem os seus conhecimentos de coding e construam as suas próprias atividades em LEGO e Arduino.
Produto final: Projeto eTwinning; atividades em LEGO e Arduino.
Get the violence and discrimination out of your life by sports
Candidatura submetida pela Alemanha.
Parceiros: Portugal, Alemanha, Itália, Roménia e Turquia.
Duração do Projecto: 01-09-2020 até 31-08-2022
Objectivos: Sensibilizar os alunos para a noção de diversidade e ajudá-los a reconhecer/questionar a discriminação. Desenvolver estratégias de prevenção da violência, do bullying e do discurso de ódio, com vista à promoção do bem estar e da inclusão. Os docentes irão refletir sobre as diferentes políticas locais, nacionais e internacionais de prevenção do bullying e da violência nas escolas, para posteriomente desenvolver atividades pedagógicas de caráter prático e desportivo (consciência do espaço, jogos de equipa, práticas simuladas), com vista à construção de um plano de prevenção de violência comum, a implementar nas escolas. Pretende-se desenvolver uma cultura de igualdade, respeito e tolerância, a competência de cooperação e o espírito de equipa, possibilitar a inclusão de alunos desfavorecidos e melhorar as competências digitais, sociais e comunicacionais dos alunos.
Produto final: Guia pedagógico com ideias práticas e estratégias para lidar com a violência e a discriminação nas escolas. Disseminação no site do Projeto (fotos, vídeos, apresentaçõesrealizadas nas visitas locais e internacionais).
Cinema- My Dream
Candidatura submetida pela Bulgária.
Parceiros: Portugal, Bulgária, Eslovénia, Roménia e Turquia.
Duração do Projecto: 01-09-2020 até 31-08-2022
Objectivos: Sensibilizar os alunos para a utilização das ferramentas do século XXI, nomeadamente a aquisição de competências técnicas para a produção de pequenos filmes (desde a construção do guião até ao produto final) e capacitar os docentes de melhores competências digitais.Pretende-se desenvolver a criatividade, o espírito crítico e as competências linguísticas, consciencializar para a diversidade e as semelhanças dos países europeus e melhorar as competências digitais, sociais e comunicacionais.
Produto final: e-Book final com os filmes produzidos “Our Common European Treasure”; implementação de Clubes de Cinema nas escolas; disseminação no site do Projeto (fotos, videos,apresentações realizadas nas visitas locais e internacionais).
Coding Digital Education Games
Candidatura submetida pela Turquia.
Parceiros: Portugal, Turquia, Itália e Polónia.
Duração do Projecto: 01-09-2020 até 31-08-2022
Objectivos: Tendo por base o Projeto eTwinning criado em 2018/2019, que tinha como objetivo a criação de conteúdos para as disciplinas de Matemática e Ciências e que foi premiado com Selo de Qualidade Nacional e Europeu, o projeto continua a centrar-se na criação de jogos educativose na maior utilização de ferramentas tecnológicas/ digitais. Os alunos irão trabalhar em PBL, estarão mais conscientes para a aplicação de noções de matemática e de ciências (Física, Químicae Biologia) nas suas rotinas diárias e desenvolverão as suas competências linguísticas e culturais.
Produto final: Produção e distribuição de jogos didáticos em várias plataformas e de um e-book.
Os próximos dois anos serão assim..😀