Sensibilizar os alunos para a noção de diversidade e ajudá-los a reconhecer/questionar a discriminação. Desenvolver estratégias de prevenção da violência, do bullying e do discurso de ódio, com vista à promoção do bem estar e da inclusão. Os docentes irão refletir sobre as diferentes políticas locais, nacionais e internacionais de prevenção do bullying e da violência nas escolas, para posteriomente desenvolver atividades pedagógicas de caráter prático e desportivo (consciência do espaço, jogos de equipa, práticas simuladas), com vista à construção de um plano de prevenção de violência comum, a implementar nas escolas.Pretende-se desenvolver uma cultura de igualdade, respeito e tolerância, a competência de cooperação e o espírito de equipa, possibilitar a inclusão de alunos desfavorecidos e melhorar as competências digitais, sociais e comunicacionais dos alunos.
Produto final: Guia pedagógico com ideias práticas e estratégias para lidar com a violência e a discriminação nas escolas. Disseminação no site do Projeto (fotos, vídeos, apresentações realizadas nas visitas locais e internacionais).
Destinatários do projeto: alunos das turmas do secundário regular e profissional da Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis – Coimbra
Países envolvidos no projeto: Portugal, Alemanha, Itália, Roménia e Turquia
Distribuição das mobilidades: 5 alunos por mobilidade
Ano letivo 2020/2021: Mobilidades a Turquia e Portugal
Ano letivo 2020/2021: Mobilidades a Alemanha, Itália e Roménia
Informação e pré-requisitos para participar nas mobilidades: -Durante as mobilidades, os alunos serão alojados junto das famílias dos outros alunos participantes no projeto, ou em hotel - Os alunos portugueses participantes na mobilidade terão de estar disponíveis para receber em suas casas um ou dois alunos dos países participantes no projeto.
Preenchimento de formulário e envio de Carta de candidatura por email até data a anunciar;
O não cumprimento deste prazo é eliminatório;
O formulário deverá ser entregue à Coordenadora do Projeto – Professora Ana Soares - ou Professora Célia Costa;
Os resultados serão afixados na Escola;
Todos os encarregados de educação dos alunos selecionados serão contactados, após afixação dos resultados, pela professora coordenadora do projeto.
Participação nas atividades do projeto, incluindo o projeto eTwinning associado ao projeto Erasmus+, bem como a conclusão dos módulos por mobilidade;
Comportamento (ausência de participações disciplinares ou de qualquer outro tipo);
Assiduidade;
Disponibilidade para alojar alunos dos outros países.
Resultados escolares do final do ano imediatamente anterior e, em especial, à disciplina de Inglês.
Preenchimento correto do formulário de candidatura;
Argumentação utilizada na carta de candidatura;
Frequência da escola no ano letivo anterior.